top of page

NÃO SE PODE ESCREVER NADA COM INDIFERENÇA

Foi Simone Beauvoir quem falou. "Não se pode escrever nada com indiferença". É assim que as pautas devem surgir no jornalismo: com a certeza de que, para cada história contada, é preciso ter o mínimo de empatia pela causa. E foi assim que surgiu esse projeto experimental como o meu Trabalho de Conclusão de Curso em jornalismo. Os textos, às vezes, escondem a história de quem os escreve. 

​

Mulher que nunca praticou futsal nas aulas de Educação Física, escolheu o time de coração por influência do pai e que foi ao estádio pela primeira vez aos 15 anos de idade. Era um Vitória x Grêmio, no Barradão, às 21h, pela Série A do Brasileirão; terminou empatado e sem gols. Depois daquela vez, foi outras 16 vezes assistir a um jogo de perto. Guarda todos os ingressos como recordação. Tem cinco camisas do Vitória, mais outras de outros times. 

​

Mulher que escolheu o jornalismo para trabalhar com o esporte. Viveu essa experiência na redação do Jornal Massa e teve a certeza de que fez a escolha certa. Mulher que não poderia deixar a universidade sem produzir um conteúdo como esse, resultado de muita apuração e contato com inúmeras fontes (todas mulheres) em seis meses de construção. 

​

Falar sobre a mulher no futebol é também falar da minha história. Hoje, somam-se à minha, as narrativas de outras 50 mulheres que colaboraram diretamente para a construção desta reportagem, cada uma com sua expertise e sua história de vida.

 

Quando o juiz apita o fim da partida, muita coisa pode acontecer. Ao fim desta reportagem, ainda existem muitos impedimentos; mas é contando histórias como essas que as barreiras entre a mulher e o futebol vão sendo rompidas com o passar do tempo.

​

Amanda Souza

  (FOTO: TIAGO CALDAS)

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário!

Apito Verde

Impedimentos

Copyright © 2019 | Impedimentos

EXPEDIENTE:

Projeto Experimental

Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo

Universidade Salvador (UNIFACS) 2019.2 

Reportagem:

Amanda Souza

Desenvolvimento web:

Amanda Souza

Imagens:

Amanda Souza

Edição:

Amanda Souza

Orientação:

Prof.ª Mariana Alcântara

bottom of page